Em sua sexta participação em uma final de Copa do Mundo de Adestramento, o holandês Hans-Peter Minderhoud, 42, montando Glock’s Flirt foi o grande campeão nesse domingo, 27/3, na Scandinavium Arena em Gotemburgo (Suécia).Minderhoud, ouro por equipes e bronze individual no Campeonato Europeu 2015 em Aachen, e Glock´s Flirt garantiram o título com 82.357 % de aproveitamento no Freestyle Grand Prix. Na sexta-feira, 25, o conjunto também venceu o Grand Prix, totalizando 76.871% de aproveitamento.
Hans Peter Minderhoud com Glock´s Flirt
“Foi realmente especial para mim", garantiu o campeão. “Essa foi a minha sexta final de Copa do Mundo e eu nunca cheguei ao pódio, embora tenha chegado perto em duas ocasiões. Comecei minha carreira como tratador de cavalos e vencer essa Copa do Mundo é um sonho realizado. Meu cavalo é quase como um cachorro, você pode levá-lo a qualquer lugar. Ele é muito doce e sempre tenta fazer o melhor por você, realmente um bom garoto!"
Sintonia perfeita
A sueca e favorita do público Tinne Vilhelmson-Silfen montando Don Aurellio, também repetiu o resultado do Grand Prix e no Freestyle Grand Prix, sagrando-se vice-campeã com 81.429%. O bronze ficou com a alemã Jessica von Bredow-Werndl que apresentando Unee BB registrou 80.464% no Freestyle Grand Prix. Em 2015, o conjunto da Alemanha também arrematou o bronze na Final de Copa do Mundo disputada em Las Vegas. A título de informação, para efeito de contagem na corrida pelo título, somente foi o computado o resultado do Freestyle.
Hans Peter Minderhoud, campeão, Tinne Vihelmson-Silfen, vice, Jessica Bredow-Werndl, bronze
Em 31 edições da Final da Copa do Mundo de Adestramento, essa foi a 13ª vitória da Holanda. A última vitória da Holanda foi de Edward Gal em 2010, companheiro de Minderhoud. "Agora cada um de nós tem uma medalha", brincou Minderhoud.
Fatos e números
Todos os 18 conjuntos que largaram no Grand Prix voltaram para o Freestyle Grand Prix.
Os competidores largaram no Freestyle Grand Prix em ordem inversa da classificação do Grand Prix.
Essa foi a 31ª Final de Copa do Mundo no Adestramento e a vitória de Hans Peter Minderhoud e Glock’s Flirt, 13ª da Holanda.
Essa foi a sexta participação de Minderhoud em uma final da Copa do Mundo e antes da conquista do titulo, a melhor classificaçaõ foi montando Exquis Nadine em Las Vegas (EUA) em 2009.
A última vitória de um holandês na Copa do Mundo foi há seis anos com Edward Gal então montando Totilas, em ’s-Hertogenbosch (HOL) em 2010.
Glock’s Flirt, montaria de Minderhoud, tem 15 anos, criação suíça filho de Florestan Com sete juizes, a posições no picadeiro foram as seguintes na grande Final: em K, Susan Hoevenaars (AUS); em E, Irina Maknami (RUS); em H, Mariette Sander van Gansewinkel (HOL); em C, Gustav Svalling(SUE); em M, Susanne Baarup (DIN); em B, Evi Eisenhardt (ALE); em F, Anne Gribbons (EUA).
Fonte: FEI - tradução versão CBH - C.May; fotos: FEI/Arnd Bronkhorst